Boa forma

 
 
 
Olá amigas!

Já pensou em como o estresse do dia a dia tem consumido seu tempo, não te permitindo cuidar do corpo e da mente?

Em outros artigos falamos como cuidar da saúde mental e como não poderia deixar de ser, para estarmos bem, aumentado nossa autoestima e mantendo nossa saúde em dia é preciso cuidar do corpo também, não é verdade?

Acredito que uma mulher feliz e realizada precisa estar satisfeita com o seu corpo e com a mente tranquila, assim a vida irá fluir com leveza. Por esse motivo hoje vamos conversar sobre como podemos conquistar uma boa forma em três passos simples.

Vamos ver

  • Relação entre estresse e boa forma
  • O que é ter uma boa forma?
  • Como conquistar a boa forma em 3 passos

Relação entre estresse e boa forma


O estresse é uma reação do nosso organismo a situações de perigo ou aflição. Quando passamos por situação de estresse os hormônios cortisol e a adrenalina são acionados, fazendo com que reajamos a algumas situações.

Isso ocorrendo em situações passageiras é absolutamente normal e até benéfico para nós. O que faz com que o estresse se torne algo ruim é o prolongamento dos níveis de cortisol e adrenalina na circulação sanguínea.

Vejamos o exemplo de Camila, uma mulher que está a procura de emprego. No dia de sua entrevista ela fica nervosa, o coração acelera, tem sudorese, a pressão arterial sobe, a boca fica seca, entre outros sintomas. Após a entrevista esses sintomas desaparecem. Ela passou por uma situação de estresse normal, pois foi por um curto tempo.

Após a entrevista essa mulher foi efetivada e com seis meses de trabalho tem passado por problemas como excesso de atividades laborais, pouco tempo para o almoço, o trajeto de casa até o trabalho é difícil, pois tem que pegar três conduções e ainda não tem alguém de sua confiança com quem deixar o filho.

Todos esses problemas deixam Camila a beira de um ataque de nervos. Ela tem apresentado ritmo cardíaco acelerado, insônia, dores de cabeça, tensão muscular constante. 

Isso se configura como o estresse crônico e precisa de cuidados.

Uma mulher com um ritmo de vida intenso que precisa conciliar trabalho e família geralmente não pratica exercícios físicos e possui hábitos alimentares errados, consumindo mais alimentos ultraprocessados do que saudáveis. Isso é extremamente prejudicial à nossa saúde.

O que é ter uma boa forma?


A correria do dia a dia faz com que não tenhamos muito tempo para preparar os nossos próprios alimentos, recorrendo a refeições altamente calóricas e pouco nutritivas.

Somando-se a isso à falta de exercícios físicos só faz piorar a situação, pois não se gasta as calorias consumidas em excesso. O resultado disso é o surgimento de doenças como colesterol, diabete, pressão alta, obesidade entre outras.

Além das doenças físicas, a insatisfação com o nosso corpo nos leva a apresentar quadros de ansiedade e até mesmo depressão. 

Isso faz com que a busca por dietas realizadas de forma errada piore ainda mais a situação, provocando o temido efeito sanfona, ou seja, você perde os quilos indesejados, mas ao parar a dieta volta a engordar.

Diante do quadro descrito acima nós perguntamos o que precisamos para ter uma boa forma

A medicina tem um parâmetro para saber se uma pessoa está em boa forma calculando seu Índice de Massa Corporal (IMC). Já ouviu falar nele?

O IMC é importante, pois através de seu cálculo descobrimos se uma pessoa tem baixo peso, sobrepeso ou obesidade. 

Essas três condições têm impactos significativos na saúde de uma pessoa, indicando possíveis sinais de doenças preexistentes e precisam ser avaliadas.

O cálculo é simples, basta dividir seu peso (em quilogramas) pela sua altura (em metros) ao quadrado.

Olha aqui a fórmula:




Para ter um resultado mais rápido acesse a calculadora de IMC aqui.

Na tabela abaixo você pode conferir os parâmetros 

Tabela IMC

É considerado obeso uma pessoa que possua IMC maior que 30. Nesse caso é necessário realizar uma avaliação médica para saber como anda a sua saúde, pois somente o cálculo de índice de massa corporal não é exclusivo para identificar doenças.

Há pessoas que apesar da indicação do IMC acima de 30, o que indica obesidade, não apresenta problemas de saúde como hipertensão, diabete, colesterol alto, entre outros, são considerados “gordos saudáveis”. 

No entanto, uma pesquisa realizada por cientistas canadenses, feita pela Annals for Internal Medicine, que analisou dados de mais de 61 mil pacientes, mostra que pessoas obesas ou com sobrepeso têm risco de 24% maior de morte prematura causada por problemas súbitos como o infarto, do que as pessoas que estão dentro do peso.

Amigas, a boa forma, está relacionada a uma boa saúde, tanto física, quanto mental. 

Se uma mulher não tem nenhuma doença e está satisfeita com seu corpo, isso é ótimo, porém se você está com sobrepeso ou com obesidade, pelos parâmetros de IMC, é necessário investigar se a longo prazo continuará sem riscos de morte súbita.

Tanto pessoas magras como gordas necessitam de uma avaliação que considere não somente o IMC, como também, doenças hereditárias, níveis de gordura abdominal, que é extremamente perigoso para a saúde, além é claro dos níveis de açúcar e colesterol no organismo.

Segundo a Drª Andressa Heimbecher Soares, endocrinologista e especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia “O ganho de peso gera consequências à saúde, como diabete, pressão alta, aumento dos níveis de colesterol e risco de infarto e derrame.”

Por isso, amiga se anda se alimentando mal e não pratica exercícios físicos, é preciso agir. Esses são fatores essenciais, não somente para a perda de peso, mas principalmente para nosso bem-estar físico e emocional.

Como conquistar a boa forma em 3 passos

 
Você leu o artigo até aqui e depois de tudo percebeu que o estresse diário tomou conta da sua vida.

Para aliviar os sintomas do estresse você deve fazer três coisas essenciais: praticar exercícios físicos, começar uma reeducação alimentar e praticar a meditação.

Se você deseja mesmo obter qualidade de vida e buscar a tão sonhada forma física mudando seus hábitos alimentares, praticando exercícios e meditando para fortalecer sua mente precisará dar prioridade a você. Fortalecida com certeza dará conta de muito mais.

Vamos saber mais sobre esses três passos: Reeducação alimentar, exercícios físicos e meditação

Reeducação alimentar


A reeducação alimentar visa a mudança de hábitos alimentares danosos para hábitos saudáveis permanentes. Ou seja, você irá preparar seus próprios alimentos com ingredientes naturais, com baixo consumo de açúcar e sal.

A diferença entre a dieta e a reeducação alimentar é que a dieta dura pouco tempo e você acaba voltando a engordar novamente, o temido efeito sanfona.

Já a reeducação alimentar fará com que você aprenda a somente utilizar alimentos naturais, fazendo com que isso se torne um hábito.

Exercícios físicos


Comece realizando alongamentos ao amanhecer e gradualmente vá acrescentando em sua rotina pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia.
 
E lembre-se, faça uma avaliação médica antes de iniciar um exercício mais intenso.

Meditação


A meditação é a primeira coisa a ser realizada, pois, é por meio dela que você acreditará mais em você, no seu potencial, em como é uma mulher forte e determinada.

Meditar é um encontro com o seu íntimo, é reconhecer seus defeitos e qualidades e buscar o autoconhecimento e amor-próprio.
 
Está conectada a você é o pontapé inicial para que se livre de crenças limitantes que te impedem de enxergar o qual capaz de mudar sua própria vida você é. 


Não acredite quando dizem que você não consegue fazer qualquer coisa antes mesmo de tentar. 

Tire a venda dos olhos, minha amiga, perceba o quão importante você é.

Se cuide física e mentalmente, se valorize, planeje seus dias, suas atividades, gerencie seu tempo de modo que a meditação, a alimentação saudável e exercícios físicos sejam uma rotina, para isso é muito importante fazer uma gestão do tempo de qualidade. 

Para que você consiga realizar uma mudança de hábitos com sucesso recomendo a leitura do livro abaixo. 

Hábitos atômicos
Clique aqui!



Agora me conta, como você tem cuidado da sua saúde? Vou amar conhecer a sua história. 


Quem leu esse artigo, leu também: 



Beijo no 💖

Francineide Souza



*Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você adquirir algum produto ou serviço, eu recebo uma porcentagem pela indicação sem nenhum custo adicional para você. Assim estará contribuindo para que este blog continue produzindo conteúdo de qualidade para eliminar o estresse da sua vida.

Referências

CONTE, Juliana. “Obeso saudável” é mito, alertam especialistas. Drauzio.   Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/obesidade/obeso-saudavel-e-mito-alertam-especialistas/> Acesso em: 30 out. 2020.

SOARES, Andressa Heimbecher. Obesidade metaforicamente saudável? Existe? Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: <https://www.diabetes.org.br/publico/comunicados-sbd/1759-obesidade-metaforicamente-saudavel-existe> Acesso em: 30 out. 2020.

Imagens: Pixabay

Atualizado em 01 jan. 2025. 

Como os livros podem ajudar a combater os males do corpo e da mente

Ler ajuda combater o estresse


Olá amiga!

Esses dias venho lendo muito. Na verdade, a leitura sempre esteve presente em minha vida exercendo diversas funções.

Me faz companhia quando me sinto só, aumenta meu conhecimento quando não sei algo, me alegra quando estou triste e várias outras situações, mas nunca havia pensado no livro como um redutor dos níveis de estresse.

A quem diga que ler se assemelha a meditação, porque assim como no ato de meditar nos concentramos, nossa respiração fica mais regulada, mergulhamos num estado pleno de atenção esquecendo o que está a nossa volta, os nossos medos e problemas. 

Nós identificamos com os personagens, sofremos e sorrimos com eles. Quem nunca, ao ler um livro, se pegou chorando quando algo deu errado? Ou sorrindo quando tudo deu certo? Confesso que eu sempre.

Quem está ao nosso redor e não entende o poder de um livro acha que estamos ficando loucas, não é mesmo? Não sabe eles que estamos cuidando da nossa saúde mental.
 
Ler, para mim, representa liberdade, conforto, segurança, conselho, insight. Ler é algo que me faz ver o mundo de outras maneiras e me ajuda a me entender muito melhor. Alivia minhas dores da alma, acalma meu coração acelerado, me tira da confusão mental do dia a dia. E com você é assim? Deixe seu comentário.


Benefícios da leitura 

  • Estimula a imaginação e faz com que esqueçamos os problemas imediatos;
  • Aciona diversas partes do nosso cérebro, se tornando um excelente exercício para a mente;
  • Estimula a capacidade de se colocar no lugar do outro; 
  • Torna-nos mais sociáveis e mais abertos ao diálogo;
  • Contribui para a tomada de decisões;
  • Traz sensação de bem estar;
  • Cura males do corpo e da alma.

Principais dificuldades para obter livros

Atualmente a obtenção de livros se tornou algo muito mais acessível, graças a disseminação de conteúdo na internet.

Além das livrarias online, existem diversos sites que disponibilizam vários livros gratuitamente, desde clássicos da nossa literatura até livros de diversas áreas como direito, medicina, entre outros.

Uma das principais dificuldades para se começar a ler diversos livros pode ser, como muitos mencionam, a falta de costume de ler em aparelhos eletrônicos como celulares, tablets, computadores ou em e-readers (leitores digitais).
 
Ler em aparelhos eletrônicos


Eu só lia livros físicos, mas depois que comecei a ler no celular não parei mais. A leitura em aparelhos eletrônicos têm a vantagem de poder carregar os nossos melhores títulos para qualquer lugar, sem aumentar o volume de bolsas e malas.
 
Além disso, podemos fazer a leitura no escuro, configurando a luminosidade dos aparelhos, tamanho das letras, marcar os trechos que mais gostamos, compartilhar com os amigos (em alguns casos) e muito mais.

Para quem não consegue ler em aparelhos eletrônicos e tem no livro físico seu melhor aliado não podemos esquecer das bibliotecas públicas e dos sebos.

Nas bibliotecas públicas você pode fazer um cadastro levando seus documentos pessoais, além de um comprovante de residência. Depois é só escolher o livro do seu interesse e pegar emprestado por alguns dias, após é só renovar o empréstimo, caso não tenha lido todo o livro ou devolvê-lo e pegar outro.

Nos sebos podemos encontrar diversos exemplares, inclusive livros raros, por um valor mais acessível. Você pode encontrar sebos espalhados pela sua cidade ou caso não tenha, visita um sebo virtual como o Estante Virtual, que tem sebos de todo o país cadastrado. Você compra pelo site e espera chegar em sua casa.

Desafios para ter o hábito da leitura

Muitas pessoas não têm o hábito de ler. Se queixam que não possuem tempo disponível, não conseguem se concentrar, desistem no meio, são intimidadas por livros "grossos", tem vergonha de ler em público, entre tantos outros problemas.

Acredito que todas as pessoas que desejam ter o hábito de ler podem conseguir apenas começando pelo gênero literário que mais se identificam.

Pode ser por uma revista em quadrinhos, um romance ou um livro de auto ajuda. Qualquer livro é válido, com o tempo seu interesse por outros gêneros poderão surgir e você ampliará seu leque de leitura.

A leitura como remédio para aliviar o estresse e a ansiedade

Leitura alivia o estresse

Já mencionei acima que a leitura se assemelha a meditação. Ela possui o poder de acalmar nossas dores por meio das histórias nelas contidas. Uma pessoa com níveis de estresse e ansiedade elevado pode e deve se beneficiar do santo remédio dos livros.
 

Você sabia que há doenças que são tratadas com indicação de livros? Como isso é possível?

Por meio da Biblioterapia.

O termo biblioterapia significa tratamento terapêutico por meio dos livros.

Essa prática existe há muito tempo remontando à idade média e pode ser praticada por médicos, psicólogos, educadores, bibliotecários, assistentes sociais, psiquiatras e terapeutas.

O tratamento visa o desenvolvimento pessoal ou cura de alguma doença. Dependendo da doença ela não substitui os medicamentos, e a prática da biblioterapia será auxiliar no processo de cura, sendo comprovado cientificamente sua eficácia.

Autores como Ella Berthoud e Susan Elderkin escreveram no livro Farmácia Literária, sobre o poder curativo dos livros indicando para cada enfermidade uma obra literária que auxilia no tratamento de algumas doenças ou síndromes.
 
As autoras afirmam que neste livro você encontrará “a cura tanto para um coração partido como para uma perna quebrada”, ou seja, nos livros encontramos a cura para todos os males.

Para aliviar os níveis de estresse Berthoud e Elderkin, que afirmam ser “uma das epidemias mais debilitantes da era moderna” indicam o livro O homem que plantava árvores de Jean Giono.

Amigas, percebemos que os livros são um santo remédio para o corpo e a alma. Por meio deles podemos enxergar os nossos problemas, conflitos e desejos sendo vivenciados por personagens com os quais nos identificamos.

Sofremos, choramos, vivenciamos muitas emoções que nos fazem entender que podemos superar nossos medos e frustrações. Por isso os livros podem e devem fazer parte da nossa vida.
 
Dica de ouro


Existem redes sociais para leitores e escritores que são ótimas para pessoas que desejam começar o hábito de leitura, pois neles podemos salvar uma biblioteca, classificar como lido, não lido, quero ler, desisti, concluído e muito mais. Além disso, você pode escrever resenhas de livros, compartilhar suas impressões e muito mais.

Algumas dessas redes sociais são Skoob, Scribe, Wattpad, Orelha de livro, Minhateca, entre outros.
 
Quer saber mais sobre cada uma delas acessa aqui um artigo que explica um pouco de cada uma dessas redes sociais e escolha a que mais lhe agradar.

Livros para trazer autoconhecimento e bem estar

A arte da meditação (Daniel Goleman)

Chegadas e Partidas (Annie Proulx)

A redoma de vidro ( Sylvia Plath)

O clube do tricô (Kate Jacobs)

Espero ter contribuído para que você mergulhe no mundo da leitura e possa vivenciar experiências inimagináveis.

Quem leu esse artigo também leu:




Beijo no coração!

Deixa seu melhor email para receber gratuitamente novos artigos

*Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você adquirir algum produto ou serviço, eu recebo uma porcentagem pela indicação sem nenhum custo adicional para você. Assim estará contribuindo para que este blog continue produzindo conteúdo de qualidade para eliminar o estresse da sua vida. 

Referências

Berthoud, Ella; Susan Elderkin. Farmácia literária [recurso eletrônico]: mais de 400 livros para curar males diversos, de depressão e dor de cabeça a coração partido. Tradução Cecília Camargo Bartalotti. - 1. ed. - Campinas, SP:
Verus, 2017. 
 
Imagens: Pixabay

Atualizado em 15 mar. 2021