Como cuidar de mim mesma: um guia definitivo do autocuidado
Olá amiga!
Como anda se sentindo ultimamente? Tem se cuidado direito ou o tempo anda escasso para isso?
Os problemas do cotidiano consomem muito do nosso tempo, na verdade, mais tempo do que o recomendado. Preocupações no trabalho, seja em casa ou fora, e com os familiares, têm ocupado muito a nossa mente.
Logo começamos a sentir cansaço, indisposição, dores de cabeça, queda de cabelo, fome descontrolada ou até mesmo falta dela, além de estresse, ansiedade e em alguns casos mais graves depressão.
Mas como assim?
Você já ouviu falar da expressão autocuidado? Apesar de ser uma expressão repetida nas redes sociais muitas vezes não entendemos ou levamos a sério o real significado da coisa!
Mas vamos lá, eu explico.
É fato: toda mulher deveria criar o hábito de cuidar de si mesma, pois além de trazer benefícios físicos, também contribui fortemente com a nossa saúde mental, pois cria a autoestima, o amor-próprio e o autoconhecimento.
É sobre isso que vamos conversar hoje.
O que é autocuidado?
Importância
Tipos
Benefícios
Como praticar o autocuidado
O que é autocuidado
O autocuidado significa a busca pelo bem-estar físico, mental e social, ou seja, é quando você percebe o que é necessário para construir uma vida mais leve, livre de doenças e passa a se dedicar a isso com mais afinco.
Ele também está intimamente relacionado ao autoconhecimento, ou seja, conhecer nossos pontos fortes e fracos e também tem total relação com a autoestima e amor-próprio.
Geralmente no nosso ritmo acelerado do dia a dia mal nos sobra tempo para refletirmos como estamos nos sentindo diante dos nossos problemas e se o modo como estamos tentando resolvê-los tem dado resultados positivos.
Importância
Se te perguntarem qual a importância de cuidar de si mesma provavelmente ficaria pensativa até obter uma resposta. Mas basta apenas saber se você se conhece e se ama responderia bem essa questão.
Tenho abordado muito em vários artigos no blog sobre como obter qualidade de vida e uma das maneiras de realizar isto é cuidar do nosso corpo, da nossa mente, manter o círculo de amizades, e tentar trabalhar com aquilo que gosta.
Saiba mais: 5 cuidados essenciais para a saúde da mulher
O autocuidado é tão importante para nós que a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu o dia 24 de julho como dia Internacional do Autocuidado.
Cuidar de si mesma tem relação com hábitos de higiene pessoal como: lavar sempre as mãos, manter o corpo limpo, cuidados com a boca, unhas e cabelo, alimentação saudável, prática de atividade física e lazer.
Tipos de autocuidado
Nós podemos nos cuidar de várias maneiras, tanto no aspecto pessoal, profissional, em nossos relacionamentos familiares e amorosos, mas os tipos mais conhecidos e que de certa forma englobam os anteriores são o autocuidado físico, mental, social e espiritual.
Autocuidado físico
Está relacionado como o nosso corpo. Nesta área estão os cuidados com a alimentação saudável, exercícios físicos e prevenção de doenças.
Nós mulheres, temos que ter o hábito de fazer a revisão médica anual na ginecologista para realizar exames muito importantes como o Papa Nicolau e a depender da sua idade e avaliação médica mamografia, visitar o dentista, pois a saúde bucal é essencial para outras áreas do corpo.
A alimentação deve ser rica em alimentos não industrializados e se possível preparados em casa.
Para quem trabalha fora a dica é a preparação de marmitas. Nos últimos anos a cultura da marmita tem sido cada vez mais valorizada, pois, além de diminuir os custos com alimentação fora de casa é extremamente saudável.
Dormir bem é outro elemento importantíssimo para nossa saúde. Insônia ou privação de sono traz inúmeros efeitos negativos para o nosso corpo e nossa mente. Por isso recomenda-se dormir ao menos 8 horas por noite.
Cuidar do nosso próprio corpo, esteticamente falando, também é essencial para nós mulheres, pois aumenta nossa autoestima. Hidratar a pele do rosto e do corpo, além de usar protetor solar periodicamente é um ato que evita o envelhecimento precoce.
Os cuidados com nossos cabelos também é extremamente indispensável. Se você não sabe, eles dão os primeiros sinais de que algo não está bem conosco, por isso devem ser tratados com carinho e cuidado.
Saiba mais: Como combater a queda de cabelo
Autocuidado mental
O autocuidado mental, que envolve também a emocional, é tão essencial quanto o físico, pois se não estivermos com as funções mentais em pleno funcionamento todas as nossas ações estarão muito comprometidas.
Os maiores vilões da nossa mente são a ansiedade, o estresse e a depressão. Estes são transtornos mentais que provocam diversos tipos de mal-estar comprometendo significativamente nossa qualidade de vida.
Se você ou alguém que você conhece apresente um ou mais desses transtornos devem ficar atentas, pois com certeza está precisando de apoio e o autocuidado é fundamental para evitar que eles ocorram.
Para cuidar da mente e das emoções é indispensável praticar a meditação.
Saiba mais: Meditação e seus benefícios para a saúde
Autocuidado social
A quanto tempo você não se reúne com as amigas hein? Isso tem muita importância para nós, pois cultivar as relações de amizade nos traz uma grande sensação de bem-estar.
Além de nos livrar da solidão, manter a vida social nos traz ânimo para superar os problemas do dia a dia.
Daniel Goleman em seu livro Inteligência Social diz que “fomos programados para nos conectar”, ou seja, os seres humanos necessitam interagir com outras pessoas para fazer importantes ligações neurais.
As relações sociais podem ser tanto positivas, quanto negativas. Há pessoas que nos fazem muito bem, elevando nosso humor, trazendo sentimentos de compaixão e reciprocidade, essas são relações que devem ser cultivadas para sempre.
Já outras pessoas nos trazem sentimentos ruins como angústia, tristeza e mal-estar. Nesse caso, precisamos avaliar se manter conexões com pessoas como essa é saudável, se podemos ajudá-las de alguma forma ou se o melhor é se afastar. Isso também é autocuidado.
Autocuidado espiritual
Se cuidamos do nosso corpo, da nossa mente, das nossas relações sociais agora falta cuidar do nosso espírito.
O autocuidado espiritual é algo muito específico de cada pessoa. Enquanto para uns ela está ligado a religião, para outros envolve a conexão com a natureza. Isso pouco importa, o que interessa é que você escolha o que mais lhe faz bem e tenha o hábito de alimentar o seu espírito.
A construção desse hábito proporciona uma reconexão consigo mesma, promove sensação de bem-estar, autoconfiança, inibe o isolamento social e a solidão e o mais importante promove a paz interior.
Benefícios do autocuidado
Amiga, você deve estar se perguntando, quais os benefícios de cuidar de si mesma? Se depois de tudo o que você leu até aqui ainda resta alguma dúvida sobre os benefícios do autocuidado aí vão mais alguns dos maravilhosos benefícios que essa prática nos proporciona.
Tudo bem, até aqui já entendemos o que é o autocuidado, sua importância e benefícios, mas agora você quer saber: como posso cuidar de mim mesma? É sobre isso que vamos falar agora.
Como praticar o autocuidado
Rotina de autocuidado
A rotina é algo essencial para nossa vida. Desde crianças ela é aconselhada para evitar a incidência de estresse e ansiedade. Manter o seu dia a dia planejado faz com que você crie hábitos de vida saudável.
Nesta rotina você já consegue abarcar todos os tipos de autocuidado, físico, mental, social e espiritual.
O segredo para começar um plano de autocuidado é organização, sabemos que nossa vida é uma loucura, são muitas as tarefas ao longo do dia, mas eu tenho certeza que se você tiver uma rotina de cuidados pessoais seu dia renderá muito mais e conseguirá também cuidar de quem está a sua volta.
Então, gostou do artigo? Como você se cuida? Tem alguma dica se autocuidado? Deixa nos comentários sua opinião. Isso pode ajudar tanto a mim como outras mulheres.
*Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você adquirir algum produto ou serviço, eu recebo uma porcentagem pela indicação sem nenhum custo adicional para você. Assim estará contribuindo para que este blog continue produzindo conteúdo de qualidade para eliminar o estresse da sua vida.
Referências
GOLEMAN, Daniel. Inteligência social: o poder das relações humanas. Tradução Ana Beatriz Rodrigues. – Rio de Janeiro : Elsevier, 2011.
Fazer a leitura do artigo foi muito enriquecedora. Vou colocar o autocuidado na lista de prioridades, pra ontem.
ResponderExcluirGratidão pelo compartilhamento de cuidado e afeto💐♥️
Obrigada Rose. Fico feliz que tenha ajudado. Bjs!
ExcluirExcelente!
ResponderExcluirObrigada Céu!
Excluir