Como conquistar uma boa forma em 3 passos
Olá amigas!
Já pensou em como o estresse do dia a dia tem consumido seu tempo, não te permitindo cuidar do corpo e da mente?
Em outros artigos falamos como cuidar da saúde mental e como não poderia deixar de ser, para estarmos bem, aumentado nossa autoestima e mantendo nossa saúde em dia é preciso cuidar do corpo também, não é verdade?
Acredito que uma mulher feliz e realizada precisa estar satisfeita com o seu corpo e com a mente tranquila, assim a vida irá fluir com leveza. Por esse motivo hoje vamos conversar sobre como podemos conquistar uma boa forma em três passos simples.
Vamos ver
- Relação entre estresse e boa forma
- O que é ter uma boa forma?
- Como conquistar a boa forma em 3 passos
Relação entre estresse e boa forma
O estresse é uma reação do nosso organismo a situações de perigo ou aflição. Quando passamos por situação de estresse os hormônios cortisol e a adrenalina são acionados, fazendo com que reajamos a algumas situações.
Isso ocorrendo em situações passageiras é absolutamente normal e até benéfico para nós. O que faz com que o estresse se torne algo ruim é o prolongamento dos níveis de cortisol e adrenalina na circulação sanguínea.
Vejamos o exemplo de Camila, uma mulher que está a procura de emprego. No dia de sua entrevista ela fica nervosa, o coração acelera, tem sudorese, a pressão arterial sobe, a boca fica seca, entre outros sintomas. Após a entrevista esses sintomas desaparecem. Ela passou por uma situação de estresse normal, pois foi por um curto tempo.
Após a entrevista essa mulher foi efetivada e com seis meses de trabalho tem passado por problemas como excesso de atividades laborais, pouco tempo para o almoço, o trajeto de casa até o trabalho é difícil, pois tem que pegar três conduções e ainda não tem alguém de sua confiança com quem deixar o filho.
Todos esses problemas deixam Camila a beira de um ataque de nervos. Ela tem apresentado ritmo cardíaco acelerado, insônia, dores de cabeça, tensão muscular constante.
Isso se configura como o estresse crônico e precisa de cuidados.
Uma mulher com um ritmo de vida intenso que precisa conciliar trabalho e família geralmente não pratica exercícios físicos e possui hábitos alimentares errados, consumindo mais alimentos ultraprocessados do que saudáveis. Isso é extremamente prejudicial à nossa saúde.
O que é ter uma boa forma?
A correria do dia a dia faz com que não tenhamos muito tempo para preparar os nossos próprios alimentos, recorrendo a refeições altamente calóricas e pouco nutritivas.
Somando-se a isso à falta de exercícios físicos só faz piorar a situação, pois não se gasta as calorias consumidas em excesso. O resultado disso é o surgimento de doenças como colesterol, diabete, pressão alta, obesidade entre outras.
Além das doenças físicas, a insatisfação com o nosso corpo nos leva a apresentar quadros de ansiedade e até mesmo depressão.
Isso faz com que a busca por dietas realizadas de forma errada piore ainda mais a situação, provocando o temido efeito sanfona, ou seja, você perde os quilos indesejados, mas ao parar a dieta volta a engordar.
Diante do quadro descrito acima nós perguntamos o que precisamos para ter uma boa forma?
A medicina tem um parâmetro para saber se uma pessoa está em boa forma calculando seu Índice de Massa Corporal (IMC). Já ouviu falar nele?
O IMC é importante, pois através de seu cálculo descobrimos se uma pessoa tem baixo peso, sobrepeso ou obesidade.
Essas três condições têm impactos significativos na saúde de uma pessoa, indicando possíveis sinais de doenças preexistentes e precisam ser avaliadas.
O cálculo é simples, basta dividir seu peso (em quilogramas) pela sua altura (em metros) ao quadrado.
Olha aqui a fórmula:
Para ter um resultado mais rápido acesse a calculadora de IMC aqui.
Na tabela abaixo você pode conferir os parâmetros
É considerado obeso uma pessoa que possua IMC maior que 30. Nesse caso é necessário realizar uma avaliação médica para saber como anda a sua saúde, pois somente o cálculo de índice de massa corporal não é exclusivo para identificar doenças.
Há pessoas que apesar da indicação do IMC acima de 30, o que indica obesidade, não apresenta problemas de saúde como hipertensão, diabete, colesterol alto, entre outros, são considerados “gordos saudáveis”.
No entanto, uma pesquisa realizada por cientistas canadenses, feita pela Annals for Internal Medicine, que analisou dados de mais de 61 mil pacientes, mostra que pessoas obesas ou com sobrepeso têm risco de 24% maior de morte prematura causada por problemas súbitos como o infarto, do que as pessoas que estão dentro do peso.
Amigas, a boa forma, está relacionada a uma boa saúde, tanto física, quanto mental.
Se uma mulher não tem nenhuma doença e está satisfeita com seu corpo, isso é ótimo, porém se você está com sobrepeso ou com obesidade, pelos parâmetros de IMC, é necessário investigar se a longo prazo continuará sem riscos de morte súbita.
Tanto pessoas magras como gordas necessitam de uma avaliação que considere não somente o IMC, como também, doenças hereditárias, níveis de gordura abdominal, que é extremamente perigoso para a saúde, além é claro dos níveis de açúcar e colesterol no organismo.
Segundo a Drª Andressa Heimbecher Soares, endocrinologista e especialista pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia “O ganho de peso gera consequências à saúde, como diabete, pressão alta, aumento dos níveis de colesterol e risco de infarto e derrame.”
Por isso, amiga se anda se alimentando mal e não pratica exercícios físicos, é preciso agir. Esses são fatores essenciais, não somente para a perda de peso, mas principalmente para nosso bem-estar físico e emocional.
Como conquistar a boa forma em 3 passos
Você leu o artigo até aqui e depois de tudo percebeu que o estresse diário tomou conta da sua vida.
Para aliviar os sintomas do estresse você deve fazer três coisas essenciais: praticar exercícios físicos, começar uma reeducação alimentar e praticar a meditação.
Se você deseja mesmo obter qualidade de vida e buscar a tão sonhada forma física mudando seus hábitos alimentares, praticando exercícios e meditando para fortalecer sua mente precisará dar prioridade a você. Fortalecida com certeza dará conta de muito mais.
Vamos saber mais sobre esses três passos: Reeducação alimentar, exercícios físicos e meditação
Reeducação alimentar
A reeducação alimentar visa a mudança de hábitos alimentares danosos para hábitos saudáveis permanentes. Ou seja, você irá preparar seus próprios alimentos com ingredientes naturais, com baixo consumo de açúcar e sal.
A diferença entre a dieta e a reeducação alimentar é que a dieta dura pouco tempo e você acaba voltando a engordar novamente, o temido efeito sanfona.
Já a reeducação alimentar fará com que você aprenda a somente utilizar alimentos naturais, fazendo com que isso se torne um hábito.
Exercícios físicos
Comece realizando alongamentos ao amanhecer e gradualmente vá acrescentando em sua rotina pelo menos 30 minutos de exercícios físicos por dia.
E lembre-se, faça uma avaliação médica antes de iniciar um exercício mais intenso.
Meditação
A meditação é a primeira coisa a ser realizada, pois, é por meio dela que você acreditará mais em você, no seu potencial, em como é uma mulher forte e determinada.
Meditar é um encontro com o seu íntimo, é reconhecer seus defeitos e qualidades e buscar o autoconhecimento e amor-próprio.
Está conectada a você é o pontapé inicial para que se livre de crenças limitantes que te impedem de enxergar o qual capaz de mudar sua própria vida você é.
Não acredite quando dizem que você não consegue fazer qualquer coisa antes mesmo de tentar.
Tire a venda dos olhos, minha amiga, perceba o quão importante você é.
Se cuide física e mentalmente, se valorize, planeje seus dias, suas atividades, gerencie seu tempo de modo que a meditação, a alimentação saudável e exercícios físicos sejam uma rotina, para isso é muito importante fazer uma gestão do tempo de qualidade.
Para que você consiga realizar uma mudança de hábitos com sucesso recomendo a leitura do livro abaixo.
Agora me conta, como você tem cuidado da sua saúde? Vou amar conhecer a sua história.
Quem leu esse artigo, leu também:
Beijo no 💖
Francineide Souza
*Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você adquirir algum produto ou serviço, eu recebo uma porcentagem pela indicação sem nenhum custo adicional para você. Assim estará contribuindo para que este blog continue produzindo conteúdo de qualidade para eliminar o estresse da sua vida.
Referências
CONTE, Juliana. “Obeso saudável” é mito, alertam especialistas. Drauzio. Disponível em: <https://drauziovarella.uol.com.br/obesidade/obeso-saudavel-e-mito-alertam-especialistas/> Acesso em: 30 out. 2020.
SOARES, Andressa Heimbecher. Obesidade metaforicamente saudável? Existe? Sociedade Brasileira de Diabetes. Disponível em: <https://www.diabetes.org.br/publico/comunicados-sbd/1759-obesidade-metaforicamente-saudavel-existe> Acesso em: 30 out. 2020.
Imagens: Pixabay
Atualizado em 01 jan. 2025.
Adorei as dicas,vou tentar colocá-las em prática, preciso urgentemente.rs
ResponderExcluirObrigada! Tenta mesmo, logo, logo você sentirá a diferença.Depois me diz o que achou.
ExcluirBjs!!!
Muito boa matéria!
ResponderExcluirObrigada amiga. Que bom que gostou.
ResponderExcluirBjs!