O poder curativo dos livros

Como os livros podem ajudar a combater os males do corpo e da mente

Ler ajuda combater o estresse


Olá amiga!

Esses dias venho lendo muito. Na verdade, a leitura sempre esteve presente em minha vida exercendo diversas funções.

Me faz companhia quando me sinto só, aumenta meu conhecimento quando não sei algo, me alegra quando estou triste e várias outras situações, mas nunca havia pensado no livro como um redutor dos níveis de estresse.

A quem diga que ler se assemelha a meditação, porque assim como no ato de meditar nos concentramos, nossa respiração fica mais regulada, mergulhamos num estado pleno de atenção esquecendo o que está a nossa volta, os nossos medos e problemas. 

Nós identificamos com os personagens, sofremos e sorrimos com eles. Quem nunca, ao ler um livro, se pegou chorando quando algo deu errado? Ou sorrindo quando tudo deu certo? Confesso que eu sempre.

Quem está ao nosso redor e não entende o poder de um livro acha que estamos ficando loucas, não é mesmo? Não sabe eles que estamos cuidando da nossa saúde mental.
 
Ler, para mim, representa liberdade, conforto, segurança, conselho, insight. Ler é algo que me faz ver o mundo de outras maneiras e me ajuda a me entender muito melhor. Alivia minhas dores da alma, acalma meu coração acelerado, me tira da confusão mental do dia a dia. E com você é assim? Deixe seu comentário.


Benefícios da leitura 

  • Estimula a imaginação e faz com que esqueçamos os problemas imediatos;
  • Aciona diversas partes do nosso cérebro, se tornando um excelente exercício para a mente;
  • Estimula a capacidade de se colocar no lugar do outro; 
  • Torna-nos mais sociáveis e mais abertos ao diálogo;
  • Contribui para a tomada de decisões;
  • Traz sensação de bem estar;
  • Cura males do corpo e da alma.

Principais dificuldades para obter livros

Atualmente a obtenção de livros se tornou algo muito mais acessível, graças a disseminação de conteúdo na internet.

Além das livrarias online, existem diversos sites que disponibilizam vários livros gratuitamente, desde clássicos da nossa literatura até livros de diversas áreas como direito, medicina, entre outros.

Uma das principais dificuldades para se começar a ler diversos livros pode ser, como muitos mencionam, a falta de costume de ler em aparelhos eletrônicos como celulares, tablets, computadores ou em e-readers (leitores digitais).
 
Ler em aparelhos eletrônicos


Eu só lia livros físicos, mas depois que comecei a ler no celular não parei mais. A leitura em aparelhos eletrônicos têm a vantagem de poder carregar os nossos melhores títulos para qualquer lugar, sem aumentar o volume de bolsas e malas.
 
Além disso, podemos fazer a leitura no escuro, configurando a luminosidade dos aparelhos, tamanho das letras, marcar os trechos que mais gostamos, compartilhar com os amigos (em alguns casos) e muito mais.

Para quem não consegue ler em aparelhos eletrônicos e tem no livro físico seu melhor aliado não podemos esquecer das bibliotecas públicas e dos sebos.

Nas bibliotecas públicas você pode fazer um cadastro levando seus documentos pessoais, além de um comprovante de residência. Depois é só escolher o livro do seu interesse e pegar emprestado por alguns dias, após é só renovar o empréstimo, caso não tenha lido todo o livro ou devolvê-lo e pegar outro.

Nos sebos podemos encontrar diversos exemplares, inclusive livros raros, por um valor mais acessível. Você pode encontrar sebos espalhados pela sua cidade ou caso não tenha, visita um sebo virtual como o Estante Virtual, que tem sebos de todo o país cadastrado. Você compra pelo site e espera chegar em sua casa.

Desafios para ter o hábito da leitura

Muitas pessoas não têm o hábito de ler. Se queixam que não possuem tempo disponível, não conseguem se concentrar, desistem no meio, são intimidadas por livros "grossos", tem vergonha de ler em público, entre tantos outros problemas.

Acredito que todas as pessoas que desejam ter o hábito de ler podem conseguir apenas começando pelo gênero literário que mais se identificam.

Pode ser por uma revista em quadrinhos, um romance ou um livro de auto ajuda. Qualquer livro é válido, com o tempo seu interesse por outros gêneros poderão surgir e você ampliará seu leque de leitura.

A leitura como remédio para aliviar o estresse e a ansiedade

Leitura alivia o estresse

Já mencionei acima que a leitura se assemelha a meditação. Ela possui o poder de acalmar nossas dores por meio das histórias nelas contidas. Uma pessoa com níveis de estresse e ansiedade elevado pode e deve se beneficiar do santo remédio dos livros.
 

Você sabia que há doenças que são tratadas com indicação de livros? Como isso é possível?

Por meio da Biblioterapia.

O termo biblioterapia significa tratamento terapêutico por meio dos livros.

Essa prática existe há muito tempo remontando à idade média e pode ser praticada por médicos, psicólogos, educadores, bibliotecários, assistentes sociais, psiquiatras e terapeutas.

O tratamento visa o desenvolvimento pessoal ou cura de alguma doença. Dependendo da doença ela não substitui os medicamentos, e a prática da biblioterapia será auxiliar no processo de cura, sendo comprovado cientificamente sua eficácia.

Autores como Ella Berthoud e Susan Elderkin escreveram no livro Farmácia Literária, sobre o poder curativo dos livros indicando para cada enfermidade uma obra literária que auxilia no tratamento de algumas doenças ou síndromes.
 
As autoras afirmam que neste livro você encontrará “a cura tanto para um coração partido como para uma perna quebrada”, ou seja, nos livros encontramos a cura para todos os males.

Para aliviar os níveis de estresse Berthoud e Elderkin, que afirmam ser “uma das epidemias mais debilitantes da era moderna” indicam o livro O homem que plantava árvores de Jean Giono.

Amigas, percebemos que os livros são um santo remédio para o corpo e a alma. Por meio deles podemos enxergar os nossos problemas, conflitos e desejos sendo vivenciados por personagens com os quais nos identificamos.

Sofremos, choramos, vivenciamos muitas emoções que nos fazem entender que podemos superar nossos medos e frustrações. Por isso os livros podem e devem fazer parte da nossa vida.
 
Dica de ouro


Existem redes sociais para leitores e escritores que são ótimas para pessoas que desejam começar o hábito de leitura, pois neles podemos salvar uma biblioteca, classificar como lido, não lido, quero ler, desisti, concluído e muito mais. Além disso, você pode escrever resenhas de livros, compartilhar suas impressões e muito mais.

Algumas dessas redes sociais são Skoob, Scribe, Wattpad, Orelha de livro, Minhateca, entre outros.
 
Quer saber mais sobre cada uma delas acessa aqui um artigo que explica um pouco de cada uma dessas redes sociais e escolha a que mais lhe agradar.

Livros para trazer autoconhecimento e bem estar

A arte da meditação (Daniel Goleman)

Chegadas e Partidas (Annie Proulx)

A redoma de vidro ( Sylvia Plath)

O clube do tricô (Kate Jacobs)

Espero ter contribuído para que você mergulhe no mundo da leitura e possa vivenciar experiências inimagináveis.

Quem leu esse artigo também leu:




Beijo no coração!

Deixa seu melhor email para receber gratuitamente novos artigos

*Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você adquirir algum produto ou serviço, eu recebo uma porcentagem pela indicação sem nenhum custo adicional para você. Assim estará contribuindo para que este blog continue produzindo conteúdo de qualidade para eliminar o estresse da sua vida. 

Referências

Berthoud, Ella; Susan Elderkin. Farmácia literária [recurso eletrônico]: mais de 400 livros para curar males diversos, de depressão e dor de cabeça a coração partido. Tradução Cecília Camargo Bartalotti. - 1. ed. - Campinas, SP:
Verus, 2017. 
 
Imagens: Pixabay

Atualizado em 15 mar. 2021

13 comentários:

  1. Adorei a matéria, muito envolvente, com dicas prazerosas, já dar vontade de começar uma leitura.

    ResponderExcluir
  2. O livro pra mim é uma fuga, uma válvula de escape. Nele mergulho em outras histórias, viajo por emoções que passam a ser minhas quando me imagino naquele lugar, naquela personagem... Ah.. como sonho ainda com um Gideon na minha vida, kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkk Verdade amiga. A leitura nos faz viajar por caminhos nunca antes imaginado. Traz uma sensação de prazer e bem estar. Por isso nos parecemos tanto, amamos os livros, principalmente quando tem um Gideon da vida.
      Obrigada pelo comentário. Bjs!

      Excluir
  3. Através da leitura podemos nos conectar com o mundo, e obter preciosas informações sobre a vida no passado, presente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente Eliana, ler nos faz conhecer o passado para compreendermos o presente. Obrigada pelo comentário. Bjs!

      Excluir
  4. Sempre gostei de ler, confesso que gosto mais dos livros fìsicos, sou das antigas.Excelente matéria, gostei das dicas.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Arahmandalas por seu comentário. Fico feliz que tenha gostado do artigo. Os livros físicos são realmente uma delícia. O bom disso tudo é que temos várias possibilidades para ler. Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Adorei essa matéria. Ler é sempre bom! Com motivo ou sem motivo. A leitura sempre se fez presente em minha vida. Li quando estava sozinha, li por necessidade, por prazer, por curiosidade, a espera de alguém ou de algo, li para muita gente, para crianças, para meus filhos dormirem, li para uma senhora doente, li para mim mesma, li para meu chefe, quando fazia as atas das reuniões, época em que trabalhei como secretária. Fiz diversos tipos de leitura, didática, paradidática, para orientar meus alunos na banca de estudos em casa. Ainda, faço leitura de revistas de artes e artesanato, pois gosto muito de trabalhos manuais e faço algumas artes que aprendi com essas leituras, livros de culinária, etc. A leitura realmente é um bom exercício para a mente! Parabéns Franci pela matéria!

    ResponderExcluir
  7. A leitura é uma das coisas mais prazerosas da vida.

    ResponderExcluir
  8. Com certeza Fernanda. Pra mim é algo que me traz ótimas experiências. Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Fran, um dos melhores textos que li sobre o prazer de ler. Me vi em suas palavras. Me lembrei da minha infância e adolescência minha mãe dizendo: vou sair e a panela está no fogo, presta atenção, não é pra ler. Porque eu esquecia da vida. Chorei e rir muito com estes meus melhores amigos os livros. Bjs

    ResponderExcluir
  10. Fico tão feliz quando meus textos tocam o coração. Realmente os livros são os melhores companheiros. Obrigada Fran por seu comentário. Eles me motivam a continuar escrevendo.
    Bjs!!!

    ResponderExcluir