5 cuidados essenciais para a saúde da mulher

Para obter qualidade de vida e longevidade é preciso que a mulher tenha cuidados básicos com a sua saúde

As mulheres tendem a se preocupar mais com as atividades cotidianas e com isso ter menos tempo para cuidar de si mesmas. Você sabe quais os cuidados básicos devemos ter com nossa saúde? Sabia que a saúde mental é um elemento importante para nossas vidas e deve ser cuidada? 



As demandas da atualidade tem feito com que as mulheres estejam propensas a ter problemas de saúde como estresse, fadiga, enxaquecas, dificuldades de concentração, dores musculares, sem falar na ansiedade que provoca distúrbios alimentares, que por consequência provoca doenças como colesterol, diabetes entre outros.  

Para que possamos gerir nossa vida com qualidade precisamos primeiramente cuidar de nossa saúde, pois sem ela não faríamos nada. Por isso, vou listar neste artigo 5 cuidados essenciais para a saúde da mulher, estabelecidas pelo Ministério da Saúde, que irão fazer com que tenhamos mais qualidade de vida. 

Quando se fala em saúde da mulher geralmente vem a mente os cuidados com a gestação e o parto não é mesmo? Sim, essa fase merece uma atenção especial e trataremos desse assunto num outro post, mas os cuidados com a saúde da mulher deve começar desde o nascimento para que tenhamos resultados positivos no futuro.

Vamos ver: 

  • Alimentação saudável
  • Prática de atividades físicas
  • Saúde mental
  • Ir ao médico com regularidade e realizar os exames periodicamente
  • Conheça seu corpo e se informe sobre a sexualidade feminina



1. Alimentação saudável

A alimentação é o primeiro fator de preocupação que devemos ter em todas as fases de nossas vidas. Quando falamos em alimentação saudável pensamos logo em dieta, certo? Não é bem assim. 
 
A alimentação saudável corresponde ao consumo de alimentos naturais, evitando os alimentos processados, ou seja, se alimentar de forma saudável é comer o velho e delicioso feijão com arroz nosso de cada dia. Além disso, devemos consumir legumes, verduras, frutas, grãos, feijão de todas as cores, entre outros.
 

Deve-se evitar salgadinhos, bolachas recheadas, mistura para bolo, macarrão instantâneo, sopa em pó, tempero pronto, refrigerantes, que são considerados alimentos ultra processados. 
 
Resumindo para se obter uma alimentação saudável devemos: ingerir alimentos in natura, evitar o excesso de sal, açúcar, óleos e gorduras, evitar alimentos ultra processados, consumir alimentos funcionais como: soja, peixe, castanhas, amêndoas, nozes, cebola e alho, couve, repolho e brócolis, que ajudam a prevenir ou a reduzir o risco de algumas doenças,  incluir fibras na alimentação, entre outros. 

2. Prática de atividades físicas

A prática de atividades físicas aliadas a alimentação saudável é a melhor forma de manter a saúde em dia. Eu sei amigas, fazer atividade física é uma das grandes barreiras para nós que temos um dia corrido, mas segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) pelo menos 30 minutos de atividade moderada durante cinco dias da semana é suficiente para manter a saúde em dia. 

3. Saúde mental

Já ouviram aquele ditado "Mente sã, corpo são"? Pois é, quem disse que é só o corpo que necessita de cuidados? A sociedade moderna tem exigido muito de nós. 
 
A cada dia as mulheres assumem a chefia das famílias, tem que lidar com diversos problemas relacionados a família e ao trabalho e isso pode causar um colapso mental. Temos que estar atentas ao principais sinais como depressão, ansiedade, insônia, estresse e transtornos alimentares para procurar ajuda dos profissionais de saúde.
 

4. Ir ao médico com regularidade e realizar os exames periodicamente

Quando crianças as meninas são levadas ao pediatra por seus pais ou responsáveis. A pediatria atende crianças e adolescentes de 0 a 12 anos e tem uma subespecialidade chamada de hebiatria que prolonga esse acompanhamento até os 21 anos. 

Nesse período o pediatra encaminha seus pacientes para outras especialidades, quando necessário, para acompanhamentos específicos, como no caso da ginecologia. Essa assistência é fundamental para manter a saúde em dia e evitar disgnósticos tardios de doenças que podem ser tratadas precocemente. 

No caso dos exames, os mais comuns são o papanicolau e a mamografia, sendo solicitados dependendo da idade, histórico familiar e fatores de risco de cada paciente. O importante é realizá-los sempre que solicitados. 

5. Conheça seu corpo e se informe sobre a sexualidade feminina

Conhecer o próprio corpo traz diversos benefícios para a mulher a exemplo de saber como funciona seu ciclo menstrual, quais pontos são mais sensíveis, portanto mais suscetível ao prazer, entender que seu corpo não segue padrões de beleza e que é único, identificar quando os remédios te fazem mal e como detectar possíveis problemas de saúde com o toque. Tudo isso é benefício do autoconhecimento corporal e quanto mais você, minha amiga, se toca mais independente você será.


Além desses cuidados básicos com nossa saúde, algo que não podemos esquecer de forma alguma é a vacinação. Ela deve ser inserida na vida da mulher desde as primeiras semanas de vida até a terceira idade. Informe-se no posto de saúde mais perto de você sobre sua situação vacinal e se proteja.

Nós, geralmente, nos cobramos para que tudo que fazemos tenha excelência, mas nem sempre isso é possível. Por isso devemos ter em mente que nem tudo está em nossas mãos e que devemos delegar atividades as pessoas que estão ao nosso redor para não nos sobrecarregar, evitando os problemas de saúde. Então amigas vamos nos cuidar mais para realizar nossos sonhos e continuar colaborando com o nosso bem-estar e de nossa família. 




Eu indico o canal no Youtube Exercício em casa, para a prática de atividades físicas no conforto do seu lar, no horário que você escolher. Esse canal tem diversos tipos de exercícios que vão do iniciante ao avançado e que provocam uma sensação de bem-estar fora do comum. Agora não tem mais desculpas para não começar agora a se exercitar. 


Então minhas amigas, vocês estão cuidando da saúde? Estão realizando alguma atividade física e se alimentado de forma saudável? 


Deixa nos comentários sua experiência. Vamos trocar ideias sobre o assunto. 

Siga e se inscreva para receber os novos artigos. Compartilhe em suas redes sociais para que mais mulheres possam ter acesso. 
 
*Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você adquirir algum produto ou serviço, eu recebo uma porcentagem pela indicação sem nenhum custo adicional para você. Assim estará contribuindo para que este blog continue produzindo conteúdo de qualidade para eliminar o estresse da sua vida. 


 Um abraço!


Referências

APRENDA a manter uma alimentação saudável no dia a dia. Unimed. 25 out. 2017. Disponível em: <https://www.unimed.coop.br/viver-bem/alimentacao/dez-dicas-para-uma-alimentacao-saudavel#:~:text=%2D%20Quais%20alimentos%20devem%20ser%20a,todas%20as%20cores%2C%20entre%20outros>. Acesso: 26 ago. 2020.

BECK, Ana Paula Avritscher. Saúde da mulher: tudo o que você precisa saber sobre o tema. Vida saudável: o blog do Einstein. Disponível em: <https://vidasaudavel.einstein.br/saude-da-mulher>. Acesso: 26 ago. 2020.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. DEZ cuidados primordiais para a saúde da mulher. Blog da Saúde. Disponível em: <http://www.blog.saude.gov.br/index.php/promocao-da-saude/54007-10-cuidados-primordiais-para-a-saude-da-mulher-2>. Acesso: 26 ago. 2020.


RENAN, Sylvio. Até que idade devo levar meu filho ao pediatra. Blog do pediatra. Disponível em: <https://blogdopediatra.blogosfera.uol.com.br/2015/05/22/ate-que-idade-devo-levar-meu-filho-ao-pediatra2/#:~:text=No%20entanto%2C%20muitas%20entidades%2C%20p%C3%BAblicas,os%2013%20e%2021%20anos>. Acesso: 26 ago. 2020.




2 comentários:

  1. Muito bom. Nossa saúde... algo tão importante, mas que relaxamos tanto. Eu posso falar por mim, relaxei tanto quanto ao meu corpo, minha mente, enfim, minha auto-estima. mas hoje estou corrigindo isso aos pouquinhos. Obrigada amiga, por suas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Dani por seu comentário. Eu percebo que isso acontece com a maioria de nós, sempre deixamos nossa saúde em segundo plano para cuidar de outras coisas e isso é um tremendo erro. Bjs!

      Excluir