Remédio para a ansiedade: artesanato

Artesanato promove qualidade de vida para a mulher
Pixabay



Olá amiga!

Rosely é uma mulher com a vida ativa. Casada, mãe de dois  filhos, formada em educação física atuava como professora de balé clássico para crianças.  Tinha uma agenda cheia de atividades diárias. Com um padrão de vida considerado estável, vivia confortavelmente. 

Um dia descobriu um câncer na tireoide e a partir disso sua vida mudou da água para o vinho. 

Rosely parou a sua vida profissional para tratar a doença. Acabou desempregada e sem recursos, pois ela e o marido haviam gasto o dinheiro da família com o tratamento da doença. 

Como perderam até a casa onde moravam foram se hospedar na casa da sogra. Ela sabia que precisava dar a volta por cima e recuperar seu patrimônio, sua independência financeira e sua autoestima. 

Um dia tomando um cafezinho com a sogra ela enxergou no filtro de papel que coava o café uma beleza, algo tocou em seu coração. Começou então a juntar os filtros usados e a pensar em possibilidades de reuso. 

Ela começou a revestir frascos de maionese com o papel usado e depois colocou uma luminosidade e nesse momento encontrou a sua fórmula mágica que transformou a sua vida. 

Rosely Ferraiol é hoje considerada uma das maiores artesãs do Brasil, sendo referência na área como também ganhadora de diversos prêmios. É também fonte de inspiração para muitas mulheres que por algum motivo tiveram suas vidas transformadas pelo artesanato.

Conheça Rosely Ferraiol no link abaixo: 

Importância do artesanato 


O artesanato é realizado predominantemente pelas mulheres e pode ser realizado em seus próprios lares possibilitando que elas acompanhem o desenvolvimento dos filhos além de  ajudar a combater problemas de autoestima.

Além disso, é considerado um ótimo ofício para ganhar dinheiro, sustenta muitas famílias e mais do que isso salva muitas mulheres da ansiedade e da depressão causados por diversos motivos.

Rosely é um dos milhares de exemplos de mulheres que conseguiram superar momentos difíceis por meio do trabalho artístico. 

Em muitas comunidades pelo Brasil o artesanato é responsável por fazer com que as mulheres sejam protagonistas de sua própria história, trazendo  independência financeira e realização de sonhos.

Benefícios do artesanato


👉 Estimula a criatividade
👉 Expressão de sentimentos
👉 Promove o autoconhecimento
👉 Eficaz no tratamento do estresse e da ansiedade
👉 Desenvolve a coordenação motora
👉 Auxilia no tratamento de doenças crônicas
👉 Fonte de renda e independência financeira


São vários os benefícios do trabalho artesanal e a redução do estresse e da ansiedade faz toda a diferença para a qualidade de vida da mulher.

Você já fez de tudo para se livrar do estresse e da ansiedade e nada resolve? Pratica esportes, tem uma alimentação saudável e ainda assim essa situação não chega ao fim. 

Nesse caso recomendo que você se dedique a “colocar a mão na massa”, ou seja, crie peças artesanais. Mas você deve estar pensando: “Após pensar em tantos métodos mais comuns por que apostar numa opção tão simples?” 🤔

E a resposta é puramente cientifica: não somos seres multitarefas.

Por mais difícil que seja concordar essa é a mais pura verdade e muitos de nossos problemas com estresse e ansiedade são gerados por tentarmos contrariar essa nossa característica biológica.

Para exemplificar isso eu sugiro que faça um teste muito simples. Pare um pouco a leitura, sente-se confortavelmente, feche os olhos  e tente pensar no que você fez ao meio-dia de ontem e o que tem que fazer no dia seguinte, ao mesmo tempo.

E, então? Percebeu que por mais que tentemos não conseguimos focar nossa atenção em duas coisas simultaneamente, e ai entra o artesanato!


Ocupando nossas mentes - e mãos - com algo tão simples, prazeroso e saudável quanto o artesanato - pouco espaço de nosso ser fica disponível para as preocupações e outros assuntos que venham afetar nossa paz interior.

Essa atividade além de produtiva, acaba  proporcionando um espaço de tempo - mais do que bem-vindo - para nos conhecermos melhor e darmos forma a nossas ideias e talentos.

Mas afinal, por que então todas as mulheres que sofrem de estresse e ansiedade não praticam o artesanato?

Uma das maiores barreiras para que uma pessoa não se aventure no trabalho artesanal é a cobrança por um produto perfeito ou o gasto com materiais para sua confecção.

A boa notícia é que o artesanato pode utilizar materiais recicláveis e, além disso, a confecção de um produto artesanal deve ser algo agradável, prazeroso, livrando sua mente do perfeccionismo e de cobranças. 

Quando estamos aprendendo algo, erramos, refazemos, fazemos de outro jeito, o importante é aproveitar os benefícios que o artesanato proporciona.

Tipos de artesanato


Outro dia estava eu no YouTube procurando ideias de presente que eu poderia fazer para presentear a minha sogra. Encontrei tantas ideias, tantos tipos de artesanato que até fiquei confusa. 


Alguns deles foram:

⏩ Sabonetes
⏩ Cosméticos
⏩ Velas 
⏩ Laços e tiaras
⏩ Crochê 
⏩ Tricô 
⏩ Patchwork
⏩ Artesanato em MDF
⏩ Customização de roupas e acessórios
⏩ Bolos fakes
⏩ Garrafa decorada
⏩ Decoupage
⏩ Feltro


Uma infinidade de tipos de artesanato para escolher aquele que mais te agrada, ou aquele com o qual você tem mais afinidade. 

Lembra do presente para a minha sogra? Então, fiz essa lembrança com garrafa pet e flor de embalagem de ovos, pois além de ser um lindo trabalho eu tinha os principais materiais em casa. 


Artesanato
Arquivo pessoal



Me empolguei tanto que fiz bolo fake, brinquedo educativo para minha filha, garrafa decorada com filtro de café, tinta, papel de presente. Olha só alguns deles 👇

Artesanato
Arquivo pessoal

Artesanato
Arquivo pessoal

Artesanato
Arquivo pessoal


Para mim, foi uma experiência maravilhosa, pois eu não acreditava que seria capaz de criar algo tão lindo. Os momentos de concentração para escolher as cores dos materiais, a harmonia dos tons, a habilidade em cortar e montar as peças adequadamente me proporcionou várias outras habilidades. 

Espero ter despertado em você a coragem para começar hoje mesmo o seu projeto de artesanato. Atualmente existem diversas aulas na internet com excelentes professoras e técnicas acessíveis pra você brilhar.

Então amiga, mãos na tesoura, cola, agulha, papelão, enfim o que você quiser. 😉


Você gostou? Já tem alguma experiência com artesanato?
Conta pra mim nos comentários.

Lista de algumas artesãs que me inspiraram nesses projetos:


Quem leu esse artigo leu também: 



Compartilha em suas redes sociais para que mais mulheres tenham acesso.

Assina nosso boletim informativo e receba nossos artigos em primeira mão

Siga o blog Mulher sem estresse nas redes sociais








Referências:

Vídeo: YouTube.





4 comentários:

  1. Nossa... ficaram lindos, acho q TB vou me aventurar numa dessas experiências! Talvez saia alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga. Tenta sim. Você vai se surpreender com a sua criatividade. Depois me conta o que achou da experiência. Bjs!!!

      Excluir
  2. Excelente artigo! Concordo plenamente com tudo que foi dito, pois faço meus artesanatos há muito tempo e funcionou para mim e até hj funciona como uma terapia ocupacional do corpo e da mente. Me distraio muito, esqueço os problemas, melhora meu astral quando faço meus trabalhos de crochê, bordado de ponto de cruz, minhas bijuterias e as minhas reciclagens. Fico muito feliz com minhas criações... agora com essa pandemia, continuo fazendo sim, para mim, é o melhor motivo para espantar o pavor dessa doença, enquanto espero a minha vez de me vacinar.Gostei muito dessa matéria! Parabéns Franci!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada amiga. Quando escrevi esse artigo lembrei muito de você, dos presentes que você me dava. Com certeza você foi uma fonte de inspiração pra mim. Bjs!!!

    ResponderExcluir