AFINAL, COMO TER SAÚDE MENTAL?

A saúde mental da mulher
A saúde mental da mulher importa

Conheça 9 dicas para manter a saúde mental em dia


Olá amiga!

O assunto de hoje é muito importante para nós que temos a vida tão corrida e que estamos o tempo todo apagando incêndio, seja em casa ou no trabalho. 

Você sabia que a saúde mental é um fator de fundamental importância para que possamos viver com qualidade de vida?

Se nossa saúde mental estiver comprometida não conseguimos realizar simples atividades do dia a dia. 

A saúde mental é o resultado de diversas interações, que incluem fatores biológicos, psicológicos e sociais. Além desses, fatores econômicos, como trabalho e desemprego influenciam fortemente no funcionamento da nossa mente. 

Saúde mental e trabalho

Saúde mental no trabalho
Cuidar da saúde mental no trabalho é fundamental


Um dos fatores que mais afetam a saúde mental é o trabalho. O medo do desemprego, a chefia das famílias, a auto realização na carreira fazem com que muitas mulheres se submetam a ambiente de trabalho tóxicos. 

Além da carga horária de trabalho extensa e cansativa, levar trabalho para casa tem se tornado cada vez mais comum. Isso faz com que não se tenha paz em casa, onde deveríamos descansar e ter uma boa noite de sono para o próximo dia. 

Diga a verdade, você já levou trabalho para casa?

Muitas pessoas, especialmente as mulheres,  têm passado por situações de estresse crônico no trabalho o que provoca a síndrome de burnout. 

A síndrome de burnout  é um distúrbio psíquico causado pelo esgotamento laboral, ou seja, o excesso de trabalho. Isso tem se tornado cada vez mais comum. 

Se você quiser que eu faça um artigo sobre o assunto, deixa nos comentários. 

Amiga, abra a sua mente. Se você está sobrecarregada, insatisfeita com seu trabalho inicie um processo de autoconhecimento e reveja, de maneira objetiva, os prós e os contras de permanecer nesse ambiente.

Será que vale mesmo a pena insistir em seu emprego atual ou buscar um que se adapte melhor a suas necessidades.

É preciso abrir os horizontes, replanejar, reconstruir. Não é uma decisão fácil, porém pode trazer benefícios futuros. 

Preconceito sobre a saúde mental

Apesar de haver mais informações sobre a saúde mental, infelizmente os cuidados com ela tem um papel secundário para a maioria das pessoas. 

Problemas como estresse, ansiedade, depressão, entre outros são considerados menos importantes em relação às doenças físicas como câncer ou diabetes, por exemplo. 

As pessoas que sofrem de algum transtorno mental geralmente não falam a respeito, porque tem receio de repercussão negativa, incompreensão ou até mesmo vergonha por conta do estigma negativo que existe em nossa sociedade.

Infelizmente há a preocupação de que o problema seja visto como sinal de fraqueza, que afete a reputação ou carreira e por fim a introspecção dificulta a busca por ajuda.

Devemos estar atentos ao desabafo de um amigo ou familiar que não está sentindo-se bem. 

Mesmo que aparentemente ele pareça saudável é muito difícil visualizar sintomas de transtornos psicológicos a olho nu, daí a importância de uma conversa franca e constante pela qual é estabelecida uma relação de apoio e confiança.

Você está com a saúde mental em dia?


☞Você sabe lidar com as suas emoções (amor, alegria, tristeza, solidão, raiva, frustração, felicidade)? 

☞Compreende que não é perfeito e que a momentos em que é preciso dizer não e praticar a cultura do autocuidado? 

☞Consegue enfrentar os desafios diários no trabalho, na família, com os amigos e em outras esferas sem pirar? E quando não consegue procura ajuda? 

😊 Então sua saúde mental está em dia. 

Saber lidar com os conflitos e desafios da vida contemporânea e entender o seu limite, pedindo ajuda quando não consegue lidar com os problemas é o que indica se a nossa saúde mental vai bem.

Agora, se você está passando por situações de estresse e ansiedade reveja alguns hábitos de vida que pioram a situação. 

O mais indicado quando estamos nessa situação é começar quanto antes a cultura do autocuidado.

O autocuidado é um conjunto de práticas diárias que fazemos com o intuito de cuidar de si mesma, buscando o seu próprio bem-estar. 

Cuidar da sua saúde física, mental, espiritual e social são fundamentais para manter o equilíbrio em momentos de estafa.


Veja 9 dicas para manter a saúde mental em dia 


1- Tenha uma alimentação saudável

Manter uma alimentação saudável é bom não somente para o corpo, como também para a mente. Tem alimentos que interferem diretamente em nosso humor. 

2- Pratique exercícios físicos 

A prática diária de exercícios físicos, por pelo meno 30 minutos, podem elevar os hormônios do bem-estar, além de manter as doenças longe do nosso corpo. 

3- Mantenha o foco 

Realizar as atividades do dia mantendo o foco em cada uma por vez ajuda na concentração e não sobrecarrega a mente, com isso evita-se também a ansiedade. 

A meditação é uma excelente forma de treinar a sua concentração e diminuir os níveis de estresse e ansiedade.

Conheça o Reconexão com a essência e saiba mais.

4- Priorize suas horas de sono

O ideal é que tenhamos 8 horas de sono por noite, mas isso varia de pessoa para pessoa. O importante é a qualidade do tempo que passa dormindo. 

Evite aparelhos eletrônicos pelo menos meia hora antes de dormir. Isso faz com que nossa mente relaxe e desconecte das redes. 

5- Esteja em contato com a natureza

O contato com a natureza é um excelente restaurador das emoções. Estar em um ambiente onde a natureza é generosa, distante das tecnologias traz paz e equilíbrio emocional.

6- Reserve um tempo para os amigos

Estar em contato com os amigos faz muito bem para nossa saúde mental. Compartilhar experiências, trocar ideias, se divertir com os amigos diminui o risco de doenças.

7- Desenvolva a sua espiritualidade

Independente de sua crença ou religião, desenvolver a sua espiritualidade é a busca da fé em algo. Procurar entender o que acontece ao nosso redor é também uma fonte de autoconhecimento. 

8- Procure algo que lhe dê prazer

Ouvir música, ler um bom livro, assistir um filme ou uma série, cultivar uma horta em casa são ações que trazem sensação de bem-estar. Tenha momentos só para você distrair a sua mente. Além de prazeroso é fundamental para o equilíbrio emocional. 

9- Administre bem o seu tempo

A gestão do tempo ajudará a organizar as suas atividades tanto de trabalho, como em sua casa por prioridades. 

Isso evitará situações de pressão e você conseguirá manter as atividades em dia. 

Anote as suas atividades em uma agenda, isso fará com que não esqueça coisas importantes nem acumular compromissos. 
 
👉 Quem leu esse artigo também leu:


⏩ O contato com a natureza traz benefícios a saúde


Amiga, espero ter contribuído para a sua saúde. Agora me responda, o que tem feito para manter a sua saúde mental em dia? Deixa aí nos comentários.

Assina o nosso boletim informativo e receba em seu e-mail as atualizações do blog. 

“Aqueles que conservam sua paz interior em meio ao tumulto da vida moderna estão imunizados contra as doenças nervosas.”

Dr. Alexis Carrel

*Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você adquirir algum produto ou serviço, eu recebo uma porcentagem pela indicação sem nenhum custo adicional para você. Assim estará contribuindo para que este blog continue produzindo conteúdo de qualidade para eliminar o estresse da sua vida. 


Referências 

ALVES, Ana Alexandra Marinho; RODRIGUES, Nuno Filipe Reis. Determinantes sociais e económicos da Saúde Mental. Rev. Port. Sau. Pub.,  Lisboa ,  v. 28, n. 2, p. 127-131,  dez.  2010 .   Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-90252010000200003&lng=pt&nrm=iso>. acesso em  23  jan.  2021.

BRUNA, Maria Helena Varella. Síndrome de burnout (esgotamento profissional). Drauzio. 


SAÚDE mental ainda é um tabu? Entenda os motivos. Vitalk. Disponível em: <https://www.vitalk.com.br/blog/saude-mental-tabu/> Acesso em: 22 jan. 2021.

Imagens: Pixabay

Nenhum comentário:

Postar um comentário