Artesanato promove qualidade de vida para a mulher
Pixabay



Olá amiga!

Rosely é uma mulher com a vida ativa. Casada, mãe de dois  filhos, formada em educação física atuava como professora de balé clássico para crianças.  Tinha uma agenda cheia de atividades diárias. Com um padrão de vida considerado estável, vivia confortavelmente. 

Um dia descobriu um câncer na tireoide e a partir disso sua vida mudou da água para o vinho. 

Rosely parou a sua vida profissional para tratar a doença. Acabou desempregada e sem recursos, pois ela e o marido haviam gasto o dinheiro da família com o tratamento da doença. 

Como perderam até a casa onde moravam foram se hospedar na casa da sogra. Ela sabia que precisava dar a volta por cima e recuperar seu patrimônio, sua independência financeira e sua autoestima. 

Um dia tomando um cafezinho com a sogra ela enxergou no filtro de papel que coava o café uma beleza, algo tocou em seu coração. Começou então a juntar os filtros usados e a pensar em possibilidades de reuso. 

Ela começou a revestir frascos de maionese com o papel usado e depois colocou uma luminosidade e nesse momento encontrou a sua fórmula mágica que transformou a sua vida. 

Rosely Ferraiol é hoje considerada uma das maiores artesãs do Brasil, sendo referência na área como também ganhadora de diversos prêmios. É também fonte de inspiração para muitas mulheres que por algum motivo tiveram suas vidas transformadas pelo artesanato.

Conheça Rosely Ferraiol no link abaixo: 

Importância do artesanato 


O artesanato é realizado predominantemente pelas mulheres e pode ser realizado em seus próprios lares possibilitando que elas acompanhem o desenvolvimento dos filhos além de  ajudar a combater problemas de autoestima.

Além disso, é considerado um ótimo ofício para ganhar dinheiro, sustenta muitas famílias e mais do que isso salva muitas mulheres da ansiedade e da depressão causados por diversos motivos.

Rosely é um dos milhares de exemplos de mulheres que conseguiram superar momentos difíceis por meio do trabalho artístico. 

Em muitas comunidades pelo Brasil o artesanato é responsável por fazer com que as mulheres sejam protagonistas de sua própria história, trazendo independência financeira e realização de sonhos.

Benefícios do artesanato para a mulher

São vários os benefícios do trabalho artesanal e a redução do estresse e da ansiedade faz toda a diferença para a qualidade de vida da mulher.


Você já fez de tudo para se livrar do estresse e da ansiedade e nada resolve? Pratica esportes, tem uma alimentação saudável e ainda assim essa situação não chega ao fim. 

Nesse caso recomendo que você se dedique a “colocar a mão na massa”, ou seja, crie peças artesanais. Mas você deve estar pensando: “Após pensar em tantos métodos mais comuns por que apostar numa opção tão simples?” 🤔

E a resposta é puramente cientifica: não somos seres multitarefas.

Por mais difícil que seja concordar essa é a mais pura verdade e muitos de nossos problemas com estresse e ansiedade são gerados por tentarmos contrariar essa nossa característica biológica.

Para exemplificar isso eu sugiro que faça um teste muito simples. Pare um pouco a leitura, sente-se confortavelmente, feche os olhos  e tente pensar no que você fez ao meio-dia de ontem e o que tem que fazer no dia seguinte, ao mesmo tempo.

E, então? Percebeu que por mais que tentemos não conseguimos focar nossa atenção em duas coisas simultaneamente, e ai entra o artesanato!

Ocupando nossas mentes - e mãos - com algo tão simples, prazeroso e saudável quanto o artesanato - pouco espaço ficara disponível para as preocupações e outros assuntos que venham afetar nossa paz interior.

Essa atividade além de produtiva, acaba  proporcionando um espaço de tempo - mais do que bem-vindo - para nos conhecermos melhor e darmos forma a nossas ideias e talentos.

Mas afinal, por que então todas as mulheres que sofrem de estresse e ansiedade não praticam o artesanato?

Uma das maiores barreiras para que uma pessoa não se aventure no trabalho artesanal é a cobrança por um produto perfeito ou o gasto com materiais para sua confecção.

A boa notícia é que o artesanato pode utilizar materiais recicláveis e, além disso, a confecção de um produto artesanal deve ser algo agradável, prazeroso, livrando sua mente do perfeccionismo e de cobranças. 

Quando estamos aprendendo algo, erramos, refazemos, fazemos de outro jeito, o importante é aproveitar os benefícios que o artesanato proporciona.

Tipos de artesanato


Outro dia estava eu no YouTube procurando ideias de presente que eu poderia fazer para presentear a minha sogra. Encontrei tantas ideias, tantos tipos de artesanato que até fiquei admirada, entre eles: sabonetes, velas, laços e tiaras, crochê, tricô, feltro, bolos fake, entre muitos outros. 


Uma infinidade de tipos de artesanato para escolher aquele que mais te agrada, ou aquele com o qual você tem mais afinidade. 

Lembra do presente para a minha sogra? Então, fiz essa lembrança com garrafa pet e flor de embalagem de ovos, pois além de ser um lindo trabalho eu tinha os principais materiais em casa. 


Artesanato
Arquivo pessoal



Me empolguei tanto que fiz bolo fake, brinquedo educativo para minha filha, garrafa decorada com filtro de café, tinta, papel de presente. Olha só alguns deles 👇

Artesanato
Arquivo pessoal

Artesanato
Arquivo pessoal

Artesanato
Arquivo pessoal


Para mim, foi uma experiência maravilhosa, pois eu não acreditava que seria capaz de criar algo tão lindo. Os momentos de concentração para escolher as cores dos materiais, a harmonia dos tons, a habilidade em cortar e montar as peças adequadamente me proporcionou várias outras habilidades. 

Espero ter despertado em você a coragem para começar hoje mesmo o seu projeto de artesanato. Clique aqui e conheça o curso de artesanato da Lucimar. Você irá se surpreender com as belas peças que você irá criar e até conseguirá uma renda com as vendas. 

Então amiga, mãos na tesoura, cola, agulha, papelão, enfim o que você quiser. 😉


Você gostou? Já tem alguma experiência com artesanato? Conta pra mim nos comentários.
Adoraria saber como é a sua relação com o artesanato.



Quem leu esse artigo leu também: 



Compartilha em suas redes sociais para que mais mulheres tenham acesso.

Assina nosso boletim informativo e receba nossos artigos em primeira mão

Siga o blog Mulher sem estresse nas redes sociais








Referências:

Vídeo: YouTube.


Artigo atualizado em: 18/09/2024


Chás calmantes
Chás calmantes para aliviar a ansiedade



Olá amiga!

Já pensou em controlar seus níveis de estresse e ansiedade tomando chá calmante? Não? Então presta atenção que vamos conversar sobre isso.

Há quanto tempo você não dorme a noite toda? Fica revirando de um lado para o outro pensando em como resolver os problemas.

Já levanta pela manhã com dor de cabeça, pensando nas mil coisas que ficaram pendentes de ontem e mais as tarefas do dia. Não tem como não se estressar. 😥

Eu sei que os dias estão cada vez mais corridos e que  falta tempo para relaxar a mente, não é verdade?

O estresse e a ansiedade são síndromes do mundo moderno que atrapalham muito a nossa vida, pois influencia fortemente em nossa saúde mental.

Leia mais: Afinal, como ter saúde mental?

Praticar exercícios físicos, meditação e ter uma alimentação saudável são essenciais para manter a saúde mental e física saudável. Mas nem sempre conseguimos realizar.

Há outra forma de controlar os níveis de ansiedade sem prejudicar a sua saúde com medicamentos. Consuma calmante natural. 

Os calmantes naturais são alternativas para prevenir e tratar distúrbios como estresse, ansiedade e depressão e visa equilibrar o estado emocional.

Os chás calmantes são os tipos de calmante naturais mais utilizados pela humanidade há milhares de anos, e possuem diversos benefícios como desintoxicar, hidratar, relaxar, estimular, são digestivos e aliviam dores e indisposições.

Nesse post vamos falar sobre o poder dos chás calmantes para a nossa vida.

Há vários tipos de chás para diversas finalidades e o que vamos abordar hoje é o seu poder como calmante natural controlando os níveis de estresse e ansiedade com dicas para você adotar no seu dia a dia. 


Chás calmantes


Os chás com poder de acalmar são ervas que atuam no sistema nervoso provocando sensação de tranquilidade e bem-estar, além disso, ajudam a controlar a compulsividade alimentar.


Quais os benefícios de consumir chás calmantes?


✔️ É natural
✔️ Possui poucas contraindicações
✔️ Combate a insônia
✔️ Reduz a compulsão alimentar
✔️ Fácil de preparar
✔️ Ajuda a relaxar
✔️ É barato
✔️ É acessível
✔️ Não causa dependência


 Confira 5 chás calmantes para ansiedade


⏩ Chá de passiflora (flor-de-maracujá)


Não sei se você já sabia, mas eu não. Passiflora é a flor do maracujá. Um dos seus principais efeitos é aliviar a ansiedade. Além disso, trata sintomas da depressão, TPM, menopausa e inflamações. Devido a seu efeito sedativo ajuda a dormir melhor.

⏩ Chá de valeriana


O chá de valeriana, também conhecida como erva-dos-gatos, combate a insônia, reduz o estresse e a ansiedade. Além disso, minimiza os sintomas da hiperatividade, ataque de pânico, enxaqueca e dores de cabeça.

⏩ Chá de camomila


Pessoas agitadas e nervosas podem ter ótimos benefícios ao consumir o chá de camomila, pois seu efeito tranquilizante relaxa o corpo e a mente. É excelente para melhorar a insônia e aliviar o estresse e a ansiedade. 

⏩ Chá de erva-cidreira (Melissa)


O chá de erva-cidreira, também conhecida como melissa, é indicado para quem tem crises de ansiedade. Pode ser usado para controlar pertubações do sono, contribuindo para
noites melhores.

  ⏩ Chá de lavanda (alfazema) 


O chá de lavanda, também conhecido como alfazema, possui propriedades calmantes relaxando os nervos e ajudando a dormir melhor. Além disso, alivia dores de cabeça, combate o estresse e ansiedade.


Contra indicações no consumo de chás calmantes


Que os chás possuem diversos benefícios é fato, porém mesmo sendo naturais, devem ser consumidos com cuidado.

Pessoas com problemas cardíacos, pressão arterial alta, diabetes e colesterol alto que utilizam remédios de uso contínuo devem ter cuidado no uso exagerado de chá, pois seus efeitos podem interferir na ação dos medicamentos.

Gestantes e lactantes também devem evitar o uso dos chás calmantes, pois ele baixa a pressão arterial  e  alguns chás específicos, como o de passiflora, podem induzir contrações uterinas. 
 
O correto nesses casos é consultar seu médico ou nutricionista. 

 
Modo de preparo de chá calmante

Preparação de chás calmantes


Geralmente os chás calmantes são preparados utilizando o método da infusão, pois conservam as propriedades medicinais das ervas. São feitas com as folhas, flores e frutos moídos.

Proporção

Uma colher de sopa de planta seca ou 2 colheres de planta fresca para cada xícara de água.

Coloca-se água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas, desligue o fogo e despeje sobre as plantas, secas ou frescas. Abafe o recipiente de vidro ou porcelana com uma tampa e deixe descansar por 5 a 15 minutos. Logo após coar e beber.

Dependendo do fabricante o tempo de preparo e diluição pode mudar.

Agora, se o chá for feito com as raízes, caule ou cascas é indicado o preparo por decocção. Dessa forma a planta é colocada no fogo com a água e deve ferver de 10 a 15 minutos.

Deve-se tomar o chá até 10 horas após o seu preparo, depois disso as propriedades não têm mais o efeito desejado. 
 
Para resolver o problema da insônia ou agitação do sono o ideal é que o chá escolhido seja consumido 30 minutos antes de dormir para uma boa noite de sono.

Onde comprar chá calmante?


Os chás calmantes podem ser encontrados em lojas de produtos naturais.

Gostaram das dicas? Você já consome algum tipo de chá calmante para aliviar o estresse e a ansiedade? Deixa nos comentários.

Os chás calmantes são uma excelente forma de controlar a ansiedade sem a necessidade de recorrer a medicamentos, que com o passar do tempo causam dependência.

O ideal é que os chás calmantes sejam unificados a hábitos como prática de exercícios físicos, meditação e alimentação saudável para um melhor efeito. Eles sozinhos não vão fazer milagres, né amiga?

Um beijo no ❤️

👉 Quem leu esse artigo também leu:




Fontes:

Tua saúde 

Área de mulher

Imagem: Pixabay e IA



8 DICAS PARA UMA VIDA MAIS EFICIENTE E PRODUTIVA

Olá  amiga!


Você está sobrecarregada com tantas tarefas que parece impossível dar conta de tudo? Eu também já passei por isso. A boa notícia é que existe uma solução eficaz: gestão do tempo.

Quantas vezes você se pegou exausta, sem conseguir dormir porque sua mente não para? Suas 24 horas não estão sendo bem aproveitadas e a sensação é que um dia não é suficiente para dar conta da rotina diária.

O problema muitas vezes está na falta de organização. Mas a solução é simples: planejar o seu dia de maneira estratégica. Um dos segredos é usar um planner, uma ferramenta que pode transformar sua rotina.

Quer saber como? Vou te mostrar 8 dicas práticas para você organizar sua vida de maneira eficiente e ainda ter mais tempo para o lazer e o descanso.

O QUE É GESTÃO DO TEMPO?


A gestão do tempo vai além de organizar tarefas; é sobre criar uma rotina onde você controla seu tempo em vez de ser controlada por ele. Imagine sua mesa de trabalho cheia de papeis, canetas e itens desnecessários. Assim como um ambiente bagunçado afeta sua produtividade, a falta de organização na sua rotina faz o mesmo.

A organização é o ponto-chave para a produtividade, e uma ferramenta simples como um planner pode ajudar você a visualizar suas tarefas, definir prioridades e, principalmente, focar no que realmente importa.





A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO TEMPO


Quando você organiza seu tempo, não só melhora sua produtividade, como também sua qualidade de vida. 

O excesso de trabalho e a falta de controle sobre suas atividades podem levar a estresse, ansiedade e até depressão.

Com o tempo organizado, você conseguirá administrar melhor as  pressões e as metas. E até mesmo terá mais tempo para se dedicar ao autocuidado. 

Aqui estão alguns benefícios de fazer uma boa gestão do tempo:

Redução do estresse. 
Aumento da produtividade
Diminui a chance de ter que refazer trabalhos
Mais tempo livre para o que realmente importa
Melhor equilíbrio entre trabalho e vida pessoal

Agora, vamos às dicas práticas para organizar sua rotina e conquistar uma vida mais equilibrada!


8 DICAS PARA MELHORAR SUA GESTÃO DO TEMPO


Gerenciamento do tempo
A agenda é uma grande aliada para a gestão do tempo


⓵ Planejamento

O primeiro passo para administrar bem o seu tempo é realizar um planejamento

Sabemos que isso não é algo fácil e que você não vai conseguir da noite para o dia. Por isso vou te ajudar nesta tarefa. 

Não existe uma receita de bolo para planejar o seu tempo, pois sua rotina não é igual a de nenhuma outra pessoa e imprevistos sempre surgem. 

A melhor dica é planejar seus dias e semanas com antecedência. Para te ajudar nessa tarefa eu indico o Planner do Autoconhecimento (Corpo, Alma e Espírito) de Ludmila Prado. 

Amiga, esse planner é perfeito para você que não tem tempo ao menos para organizar suas ideias no papel.

O planner contém:

✅Autobiografia

✅Quadro dos sonhos

✅Roda da vida

✅Controle financeiro

✅Metas anuais e semanais

✅Celebrando as metas alcançadas

✅Espaço para escrever tarefas urgente, emergente e não urgentes

✅Agenda diária com horário

✅Calendário sem data (pode ser utilizado em qualquer ano)

✅Frases motivacionais

✅Espaço para devocional e leitura bíblica

O planner é uma ferramenta indispensável para você organizar suas demandas de forma clara, sem se perder no meio das tarefas.




Dessa forma você irá organizar suas demandas de forma objetiva e sem estresse.

Estabeleça objetivos e metas 


Estabelecer objetivos e metas para sua vida é a melhor forma de planejar seu tempo de maneira eficiente. 

Só assim poderá avaliar se os objetivos foram alcançados e se seu planejamento está dando certo ou precisa refazê-lo.

Nesse passo é preciso ser realista, ou seja, nada de colocar objetivos e metas que terá muita dificuldade para cumprir. 

Faça um plano de objetivos e metas a curto, médio e longo prazo. 



Quer aprender mais sobre estabelecer objetivos e metas? 

Evite a procrastinação


A procrastinação é um dos maiores inimigos da produtividade. Você já organizou sua agenda, mas começa a adiar tarefas? 

Isso acontece com muitas de nós. Para evitar cair nessa armadilha, siga sua lista de tarefas à risca. Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje, pois o acúmulo de tarefas só aumenta o estresse.

Dica extra: quando sentir vontade de procrastinar, faça uma tarefa pequena e rápida. Isso cria o impulso para realizar as atividades mais desafiadoras.

⓸ Estabeleça prioridades


Na vida temos que saber as nossas prioridades. É recomendável realizar primeiro o que é mais urgente, certo?

Procure estabelecer as prioridades da seguinte forma:

👉 Urgentes: que não podem ser adiadas

👉 Importantes: que podem esperar um pouco

👉 Menos importantes: que podem ser realizadas mais tarde sem impacto

Essa categorização simples ajuda a organizar seu dia e evita que você se perca em tarefas que não são tão prioritárias.

⓹ Delegue atividades, não seja multitarefas

Gestão do tempo
Você não é multitarefa


Você não precisa fazer tudo sozinha! Um dos maiores erros é acreditar que só você pode realizar determinadas tarefas. Isso leva ao esgotamento e aumenta a chance de erros.

Delegue funções, tanto no trabalho quanto em casa, e concentre-se nas atividades que realmente demandam sua atenção.

Delegar é um passo importante para evitar a sobrecarga mental e física.

⓺ Aprenda a dizer não


Saber dizer não é fundamental para respeitar seu tempo e suas prioridades. Não tente abraçar o mundo se já está sobrecarregada. 

Você não precisa aceitar todas as demandas que surgem. Ao aprender a dizer "não" para compromissos que não estão alinhados com seus objetivos, você protege seu tempo e sua saúde mental.

  Imprevistos acontecem, e está tudo bem


Por mais que você planeje seu dia, sempre haverá imprevistos. Saber lidar com essas situações é fundamental para não se frustrar. 

Desenvolver a resiliência é importante para enfrentar desafios com serenidade. Se algo não sair como esperado, respire fundo e ajuste o plano.

Aceitar que nem tudo está sob seu controle diminui a ansiedade e te ajuda a seguir em frente.
 

A capacidade de nos adaptarmos com tranquilidade às adversidades é um divisor de águas em  nossas vidas num mundo acelerado e cada dia mais indiferente as necessidades básicas do ser humano.

Não se sinta mal se algo der errado. Você terá oportunidade de refazê-las. Tudo isso faz parte da vida. 

 Cuide de você


A ansiedade e o estresse são síndromes reais da vida moderna. Para saber lidar com elas é preciso cuidar de si para posteriormente dos outros.

A gestão do tempo é uma prática de autocuidado, pois por meio dela é possível equilibrar o tempo gasto com trabalho, lazer e descanso.

A gestão do tempo também é uma prática de autocuidado. Você já pensou nisso? Organizar suas atividades te dá mais tempo para o que realmente importa: seu bem-estar. 




Reserve tempo para cuidar de si mesma, para o lazer e o descanso. Isso reflete diretamente na sua produtividade e saúde mental.

Por isso procure colocar as dicas acima em prática e você com certeza perceberá uma melhora na sua qualidade de vida.

Dica Extra: Use o Planner do Autoconhecimento para incluir momentos de autocuidado na sua agenda. Além das tarefas diárias, ele oferece espaços para você registrar suas metas pessoais e de bem-estar.



TRANSFORME SUA VIDA COM UM PLANNER!


Agora que você conhece as 8 dicas essenciais para uma vida mais produtiva e equilibrada, é hora de colocar tudo em prática. E não há melhor ferramenta para te ajudar nessa jornada do que o Planner do Autoconhecimento. Ele é ideal para mulheres que desejam organizar melhor seu tempo, alcançar metas e, ao mesmo tempo, cuidar de si mesmas.

Clique aqui e adquira o seu planner agora mesmo e comece a viver uma vida mais organizada, produtiva e cheia de bem-estar!

E você, como organiza o seu tempo? Já usa algum tipo de planejamento ou ferramenta para isso? Conta pra mim nos comentários, adoraria saber como você lida com sua rotina!



Assina nosso boletim informativo e receba nossos artigos em primeira mão


Quem leu esse artigo leu também:



 
Imagens: Pixabay


Artigo atualizado em: 16/09/2024

A saúde mental da mulher
A saúde mental da mulher importa

Conheça 9 dicas para manter a saúde mental em dia


Olá amiga!

O tema de hoje é essencial para nós, que vivemos uma rotina tão agitada, seja cuidando da casa, do trabalho ou de nós mesmas. Você sabia que o bem-estar emocional é um fator fundamental para vivermos com qualidade?


Quando nossa saúde está comprometida, tarefas simples do dia a dia se tornam difíceis de realizar. O equilíbrio mental resulta da interação entre fatores biológicos, psicológicos e sociais, além de influências econômicas, como o trabalho e o desemprego.


Como está o seu estado emocional?


  • Você sabe lidar com suas emoções, como tristeza, raiva ou frustração?
  • Sabe dizer "não" e praticar o autocuidado?
  • Consegue enfrentar os desafios sem perder o equilíbrio?

Se sim, seu bem-estar emocional está em dia! Mas se o estresse e a ansiedade estão presentes, é hora de reavaliar seus hábitos.


Como saber que o seu equilíbrio mental não está bem?


Veja 12 sinais que podem indicar que sua saúde emocional precisa de atenção:


👉Fadiga constante e falta de energia: Mesmo após descansar, você pode se sentir cansada o tempo todo. A falta de energia pode ser um sinal de esgotamento emocional.


👉Dificuldade de concentração: problemas para se concentrar, tomar decisões ou lembrar de informações podem indicar que sua mente está sobrecarregada.


👉Alterações no sono: insônia ou dormir em excesso são os primeiros sinais de que algo não vai bem.


👉Mudanças no apetite ou peso: perda ou ganho de apetite e peso de forma repentina.


👉Irritabilidade ou raiva constante: se perceber que está mais irritada e com explosões de raiva frequentes, fique atenta.


👉Sentimentos de tristeza ou desânimo: sentir-se desanimada ou sem esperança por longos períodos.


👉Isolamento social: evitar o contato com amigos e familiares pode ser um sinal de alerta.


👉Ansiedade constante: preocupações excessivas e um medo constante de que algo ruim possa acontecer.


👉Falta de interesse nas atividades diárias: se atividades que antes traziam prazer não fazem mais sentido.


👉Dores físicas sem causa aparente: dores de cabeça e musculares podem estar associadas ao estresse ou ansiedade.


👉Sentimentos de culpa ou inutilidade: sentimentos persistentes de inadequação ou culpa, mesmo sem motivos concretos.


👉Dificuldade para lidar com as emoções: se sentir que não consegue controlar suas reações, seja tristeza, raiva ou frustração.


O que fazer se você perceber esses sinais?


Se identificar muitos desses sinais, é importante buscar ajuda. Conversar com um psicólogo ou psiquiatra pode ser o primeiro passo para entender a causa desses sintomas e encontrar formas de tratá-los.


Lembre-se: cuidar do seu estado emocional é essencial para o bem-estar geral. Não hesite em procurar ajuda quando necessário.


O bem-estar psicológico ainda é tabu?


Embora o cuidado com a mente seja discutido com mais frequência hoje em dia, ele ainda é tratado como algo secundário em relação a doenças físicas. Problemas como estresse, ansiedade e depressão muitas vezes não são levados a sério, e o estigma em torno de transtornos mentais impede que muitas mulheres busquem ajuda.


Por isso, é fundamental estarmos atentas, tanto a nós mesmas quanto às pessoas ao nosso redor, e oferecer apoio.


Os ambientes laborais são uns dos responsáveis pelos casos de problemas de saúde mental. Vamos ver com isso acontece?



Como cuidar do equilíbrio mental no trabalho


Saúde mental no trabalho
Cuidar da saúde mental no trabalho é fundamental


O ambiente de trabalho é uma das áreas que mais impactam o nosso bem-estar psicológico. Pressões por produtividade, metas apertadas e, muitas vezes, um ambiente competitivo podem gerar estresse constante, o que pode evoluir para problemas mais sérios como ansiedade, síndrome de burnout e até depressão.


A síndrome de burnout  é um distúrbio psíquico causado pelo esgotamento laboral, ou seja, o excesso de trabalho. Isso tem se tornado cada vez mais comum. 

Muitas vezes, a rotina de trabalho se estende para além do expediente, o que pode levar à exaustão e prejudicar nossa qualidade de vida.


Você já se sentiu sobrecarregada ou insatisfeita no trabalho?


Se esse é o seu caso, saiba que existem formas de cuidar da sua saúde emocional no trabalho e equilibrar a vida profissional com o bem-estar emocional.


Dicas para cuidar do bem-estar psicológico no trabalho:


👉Defina limites claros: estabeleça limites entre o horário de trabalho e seu tempo pessoal. Evite responder a e-mails fora do expediente.


👉Pratique pausas: tire pequenos intervalos durante o expediente para caminhar, alongar-se ou respirar fundo.


👉Organize suas tarefas: use listas ou ferramentas de gerenciamento de tempo para manter suas atividades organizadas e evitar a sobrecarga mental.


👉Aprenda a dizer "não": aceitar responsabilidades extras pode sobrecarregar ainda mais sua rotina. Saber dizer "não" é fundamental para preservar sua saúde emocional.


👉Busque um ambiente saudável: se você está em um ambiente de trabalho tóxico ou que prejudica seu equilíbrio mental, considere buscar outras oportunidades ou conversar com seus superiores para melhorar a situação.


O nascimento de um filho é uma grande benção, mas ao contrário do que muitos dizem a maternidade não é somente flores. É nesse momento da vida de uma mulher que ocorrem vários problemas de saúde emocional. Vamos saber mais? 


Saúde emocional e maternidade: como cuidar


A maternidade traz inúmeras alegrias, mas também pode afetar significativamente o bem-estar emocional. A carga emocional de ser mãe, somada às responsabilidades diárias, pode levar ao esgotamento e ao estresse. Muitas mulheres se veem sobrecarregadas com a combinação de trabalho, filhos e gestão da casa.


Você já se sentiu sobrecarregada como mãe? Adoraria saber sua experiência. Deixe seu comentário.


O estresse e a ansiedade relacionados à maternidade são comuns, mas precisam ser cuidados. Mulheres que enfrentam esses desafios podem desenvolver sintomas de depressão pós-parto ou outras formas de esgotamento emocional.


Dicas para cuidar da saúde emocional na maternidade:


👉Estabeleça limites: não tenha receio de dizer "não" a tarefas extras ou compromissos que te sobrecarregam.


👉Peça ajuda: divida as responsabilidades com familiares, amigos ou parceiros. Pedir ajuda não é fraqueza.


👉Tenha momentos de autocuidado: reserve tempo para si mesma. Mesmo que curtos, esses momentos são essenciais para manter o equilíbrio emocional.


Lembre-se: uma mãe emocionalmente saudável consegue cuidar melhor de sua família.


9 dicas para manter o equilíbrio mental em dia

1. TENHA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: uma dieta equilibrada influencia diretamente seu bem-estar mental e emocional.

2. PRATIQUE EXERCÍCIOS FÍSICOS exercícios de pelo menos 30 minutos diários liberam hormônios que melhoram o humor e combatem doenças

3. MANTENHA O FOCO: realize uma tarefa por vez para evitar sobrecarregar a mente e reduzir a ansiedade. A meditação pode ajudar

4. PRIORIZE O SONO: desligue eletrônicos 30 minutos antes de dormir para garantir uma noite de sono reparador.

5. CONECTE-SE COM A NATUREZA: o contato com a natureza restaura as emoções e traz equilíbrio.

6. MANTENHA-SE PRÓXIMA DE AMIGOS: o convívio social ajuda a reduzir o estresse e promove bem-estar.

7. DESENVOLVA SUA ESPIRITUALIDADE: a espiritualidade, independentemente da crença, oferece conforto e autoconhecimento.

8. INCORPORE A LEITURA NA SUA ROTINA: a leitura pode ser uma poderosa aliada no cuidado com a saúde mental. Mergulhar em um bom livro oferece uma pausa necessária do estresse cotidiano e proporciona um momento de alívio e bem-estar. Você conhece a biblioterapia? Saiba mais sobre esse assunto aqui.

9. GERENCIE BEM O SEU TEMPO: anotar suas tarefas em uma agenda ou planner ajuda a evitar a sobrecarga mental e a organizar suas responsabilidades.


DICA PRÁTICA: Quer organizar melhor seu tempo e reduzir o estresse? Experimente um planner!

Um planner te ajuda a visualizar suas tarefas diárias e criar uma rotina saudável, com momentos para trabalho, lazer e descanso.




Querida amiga, espero que essas dicas te ajudem a refletir sobre a importância de cuidar do seu bem-estar emocional.


Não esqueça: o autocuidado é essencial para o seu bem-estar!


Para saber mais leia o artigo: Como cuidar de mim mesma: um guia definitivo do autocuidado


📩 Inscreva-se no nosso boletim informativo para receber mais dicas e atualizações diretamente no seu e-mail!


Compartilhe esse artigo com outras mulheres e vamos aumentar essa rede de apoio em prol da nossa saúde.



👉 Quem leu esse artigo também leu:


 Como fazer gestão do tempo



“Aqueles que conservam sua paz interior em meio ao tumulto da vida moderna estão imunizados contra as doenças nervosas.”

Dr. Alexis Carrel

*Este post contém links de afiliados. Isso significa que se você adquirir algum produto ou serviço, eu recebo uma porcentagem pela indicação sem nenhum custo adicional para você. Assim estará contribuindo para que este blog continue produzindo conteúdo de qualidade para eliminar o estresse da sua vida. 


Referências 

ALVES, Ana Alexandra Marinho; RODRIGUES, Nuno Filipe Reis. Determinantes sociais e económicos da Saúde Mental. Rev. Port. Sau. Pub.,  Lisboa ,  v. 28, n. 2, p. 127-131,  dez.  2010 .   Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0870-90252010000200003&lng=pt&nrm=iso>. acesso em  23  jan.  2021.

BRUNA, Maria Helena Varella. Síndrome de burnout (esgotamento profissional). Drauzio. 


SAÚDE mental ainda é um tabu? Entenda os motivos. Vitalk. Disponível em: <https://www.vitalk.com.br/blog/saude-mental-tabu/> Acesso em: 22 jan. 2021.

Imagens: Pixabay e Canva
Artigo atualizado em: 18/09/2024